Contato: 55+ (47) 3322-1323

Ortodontia e Ortopedia Facial

home → Áreas

Ortodontia e Ortopedia Facial

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da articulação temporomandibular (ATM) e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

Você já deve ter ouvido falar da Ortopedia Funcional, especialidade da odontologia que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e funcionamento dos maxilares, alinhamento dos dentes e problemas de ATM. Dentre as inúmeras possibilidades, essa área pode tratar problemas de respiração bucal, já que esse padrão respiratório inadequado pode afetar progressivamente o desenvolvimento físico da pessoa, comprometendo o desenvolvimento da face e das arcadas dentárias. 

Para quem tem o hábito de respirar pela boca, seja qual for a causa, a Ortopedia Facial é uma excelente terapia de correção. Esse tratamento é multidisciplinar. É ideal que visite um otorrinolaringologista para verificar-se não há nenhum impedimento mecânico que impossibilite respirar pelo nariz, tais como amígdalas e/ou adenóides hipertróficas, desvio de septo e alteração de cornetos.

A Ortopedia Facial pode estimular o crescimento nos ossos que estão atrofiados nos respiradores bucais, principalmente do "céu da boca" (que é o assoalho do nariz) e da mandíbula, aumentando o espaço bucal interno e posicionando de forma mais saudável a língua gerando, assim, melhores condições de respiração. O tratamento também facilita a respiração a longo prazo a respiração bucal pode gerar prejuízos grandes, como alterações musculares e ósseas da face, do tórax e na postura.

Os procedimentos podem ser aplicados juntamente com profissionais capacitados para colaborar em casos mais complexos.